Se você não sabe como criar um perfil comercial do Instagram, saiba que você está no lugar certo.
Com mais de um bilhão de usuários ativos, essa rede social está no ranking dos canais mais utilizados pelos consumidores e o Instagram For Business oferece ferramentas exclusivas que podem ser exploradas a favor da sua marca!
Na dúvida? As estatísticas não nos deixam mentir. Segundo uma pesquisa do Facebook IQ, mais de 50% dos internautas brasileiros já fizeram uma compra online após ver um produto ou serviço em um perfil comercial do Instagram.
Não espere mais para configurar sua conta comercial. Nas próximas linhas, você poderá conferir um passo a passo completo para criar e/ou transformar sua conta em um perfil comercial no Instagram.
Como criar uma conta comercial no Instagram
Você já possui uma conta no Instagram? Ótimo. Saiba que é possível criar sua conta comercial no Instagram de forma simples e rápida, pelo próprio aplicativo. É importante destacar que é obrigatório ter um perfil no Facebook para utilizar esse recurso.
Tudo certo? Hora de colocar as mãos na massa e criar sua conta comercial no Instagram. Veja o passo a passo abaixo:
Passo 01: Faça login no seu perfil do Instagram. Na sequência, clique na caixa com três risquinhos que fica do lado direito da tela.
Passo 02: Na tela seguinte, toque na aba de configurações.
Passo 03: No menu que será aberto, clique em conta.
Passo 04: Clique na opção “mudar para conta comercial” ou cadastrar-se para uma conta comercial caso deseje criar um perfil de Instagram para sua marca do zero.
Passo 05: Hora de configurar sua conta com a opção que melhor descreve a sua marca. Em um perfil de Instagram comercial, você pode optar entre criador de conteúdo ou empresa.
Passo 06: Fez sua escolha? Preencha as informações da tela. Você provavelmente será direcionado para a área de login no Facebook após fazer isso e poderá vincular essa rede com sua conta comercial no Instagram.
Passo 07: Assim como em uma fanpage, é preciso selecionar qual categoria melhor representa o seu negócio. Caso opte pelo perfil de figura pública, é possível exibir o rótulo na sua bio do perfil.
Passo 08: Tudo certo? Ao clicar no campo “mudar para conta comercial”, você precisará confirmar algumas informações da sua conta.
Atenção: não esqueça de fazer a integração da sua comercial do Instagram com a página profissional da sua empresa no Facebook.
É muito importante fazer essa configuração, afinal, é por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você poderá criar anúncios e campanhas para o perfil de Instagram comercial da sua empresa e terá acesso à várias informações.
Por que ter uma conta comercial no Instagram?
Criar um perfil de Instagram comercial é ter um mundo de possibilidades para alavancar a presença digital do seu negócio em uma rede com enorme potencial de engajamento, relacionamento com o público e conversão.
Ao contrário de uma conta pessoal, a comercial oferece uma série de recursos para as empresas utilizarem de forma estratégica, tais como:
- Acesso às estatísticas e métricas de alcance, visualizações, views, cliques, interações, respostas e muito mais;
- Conhecimento de informações mais aprofundadas do público da sua página e das próprias atividades dos seguidores;
- Acesso aos dados demográficos dos seguidores, com informações como gênero, localização, idade e país.
Ou seja: criar um perfil comercial no Instagram é algo que pode impulsionar sua estratégia e te oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento dos seguidores e outras informações relevantes.
Você poderá descobrir a quantidade de posts salvos por usuários, número de visualizações e interações nos stories, quantidades de cliques no link para o site e, consequentemente, ter mais conhecimento sobre seu público e base para planejar as ações da sua marca.
Gostou da ideia? Continue lendo esse post e saiba como criar um perfil comercial atrativo e eficiente no Instagram.
O que colocar na bio do Instagram?
Após selecionar a categoria do seu negócio no Instagram e configurar o seu perfil empresarial, é hora de dar vida para essa rede social, deixando-a com a cara da sua empresa.
Um dos passos mais importantes nessa etapa é a criação da bio do Instagram.
Afinal, como criar uma descrição perfeita do seu negócio em poucas palavras e impactar o visitante em poucos segundos? Essa tarefa pode parecer simples, mas é um desafio e tanto e sem dúvidas, deixará a primeira impressão do seu negócio na cabeça dos seus clientes e parceiros em potencial.
Listamos algumas informações relevantes para te ajudar a construir uma bio perfeita para o Instagram do seu negócio. Olha só:
- Nome da empresa;
- Nicho de atuação;
- Endereço;
- Descrição do negócio;
- Links de site, redes sociais e canais estratégicos;
- Telefone de contato;
- E-mail;
- Hashtags relevantes;
- Chamadas para ação, entre outras.
Importante: a bio do Instagram tem um limite de caracteres. Portanto, vale fazer um exercício na hora de criar a sua. Imagine quais são os pontos fortes do seu produto ou serviço, como e para quê ou quem você poderá oferecê-lo.
Use e abuse dos recursos extras que podem ser configurados no menu “editar perfil” da sua bio.
Ao clicar neste link, você pode configurar um botão de ação para direcionar os leads que visitam seu Instagram para o site da sua empresa, seu blog ou até mesmo para aplicativos de delivery (essa função foi criada durante a pandemia para fortalecer os restaurantes).
Precisando de inspiração? Olha essa bio da Amazon Prime. Curta, objetiva, atraente, antenada e direta ao ponto.
Vantagens de ter um perfil comercial no Instagram
Uma das principais vantagens para uma empresa ao criar um perfil comercial no Instagram é ter acesso às estatísticas e métricas das postagens de forma detalhada isso inclui informações que vão desde o número de visualizações das postagens até os melhores dias e horários para se conectar com os seguidores.
Ao ter acesso aos relatórios, você pode traçar as melhores estratégias de marketing digital para melhorar as ações da marca e obter resultados mais assertivos com o Instagram comercial. Separamos abaixo os principais recursos e vantagens que a ferramenta oferece para as contas de negócios.
Você tem acesso detalhado das métricas
Provavelmente, você já deve ter ouvido que não basta fazer post. É preciso acompanhar a eficácia da estratégia de comunicação da sua marca e adaptá-la conforme necessário para alcançar os objetivos da rede social, certo?
Ao usar criar uma conta comercial no Instagram, você poderá acompanhar o desempenho das publicações orgânicas e patrocinadas, com os seguintes dados:
- Alcance de publicações: descubra o número de perfis únicos que viram determinado post;
- Impressões: saiba quantas pessoas visualizaram seu post;
- Visualizações no perfil: saiba quantos visitantes encontraram seu perfil;
- Cliques no site: descubra quantas pessoas clicaram no seu site ou no link da bio.
Além dessas métricas, você terá acesso a relatórios muito mais detalhados com dados em tempo real no que diz respeito ao comportamento dos seus seguidores.
Pronto criar uma conta comercial de sucesso no Instagram?
Agora que você já sabe o quão importante e vantajoso é criar uma conta comercial no Instagram que tal explorar o máximo de recursos da rede social de acordo com sua estratégia?
O primeiro passo para explorar os recursos do Instagram é definir uma estratégia de branding e posicionamento da sua marca. De que forma você vai se comunicar com seus clientes? Qual é o conteúdo relevante que você pode explorar na plataforma?
Uma marca do setor gastronômico, por exemplo, precisa investir em fotos profissionais e pode explorar os inúmeros recursos de imagem e vídeo que a rede oferece.
Em um cenário geral, há dicas que podem ser contextualizadas em qualquer nicho. São elas:
- Invista no relacionamento com seus seguidores. Ou seja: interaja, responda dúvidas por direct e mostre que a sua marca está à disposição;
- Use hashtags estratégicas e relevantes para que o seu conteúdo seja encontrado por quem se interessa por ele.
- Explore os stories e outros recursos interativos como o reels;
- Use o IGTV para promoção de conteúdo relevante em vídeo;
- Faça uso do Instagram Shop para exibir seus produtos na loja virtual;
- Crie anúncios patrocinados e aumente suas chances de vender mais.
Por fim, o mais importante de tudo é despertar uma boa experiência para o usuário que busca sua marca nesta rede e os relatórios de desempenho são uma mão na roda para te ajudar com isso.