Quem trabalha com marketing digital, sabe a importância do e-mail marketing na hora de captar um cliente e conseguir efetuar a venda.

Quanto mais acirrada for a sua concorrência, mais você precisará se esforçar para chamar a atenção do público para o seu produto e/ou serviço. Além disso, é necessário manter o seu cliente interessado, mesmo após a venda, pois a ideia é fidelizar a maior quantidade possível deles.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como o e-mail marketing continua sendo essencial mesmo no pós-venda. Veja:

O QUE É O E-MAIL MARKETING?

Primeiramente, é preciso entender o que é o e-mail marketing e como ele funciona. Basicamente, trata-se de uma mensagem de correio eletrônico, que é realizada diretamente com o lead. A ideia é convertê-lo em um possível cliente e também fidelizar os que já são.

O e-mail marketing também é importante nas estratégias de inbound marketing, pois é possível fazer o envio de uma mensagem, falando a respeito de um novo conteúdo publicado, por exemplo.

A IMPORTÂNCIA NO E-MAIL MARKETING NO PÓS-VENDA

O relacionamento, de uma empresa com o cliente, é essencial para torná-lo um seguidor de sua marca. O produto é de suma importância, mas a relação criada entre ambos pode trazer muitos benefícios a médio e longo prazo. Veja abaixo quais são os benefícios de uma pós- venda através do e-mail marketing:

FIDELIZAÇÃO

Como já citamos, com a estratégia correta é possível conseguir fidelizar seus clientes. A ideia é enviar um e-mail marketing com a intenção de saber a experiência dele com o produto. Caso seja negativa, faça o envio de um desconto para uma próxima compra, por exemplo.

Se a resposta for positiva, solicite que o cliente dê sugestões e mostre que a opinião dele é muito importante.

AJUDA NA MELHORIA DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

Com a resposta do cliente ao seu e-mail, é possível buscar melhorias nos quesitos em que há reclamações. O envio de um e-mail marketing na pós-venda é uma forma de obter um feedback a respeito do seu produto ou serviço. Entenda como uma espécie de pesquisa de qualidade, mas que é mais econômica.

LEMBRAR DA MARCA

Outro ponto positivo é que o seu cliente vai se lembrar da sua marca e da experiência assim que receber o e-mail. Com isso, as chances de que ele indique seu produto são grandes. Mas para conseguir isso, o ideal é que você ofereça um desconto na próxima compra ou até mesmo um código, que ao ser repassado para outra pessoa, gera um “brinde” para seu cliente.

DICAS PARA UM BOM E-MAIL DE PÓS-VENDA

A maioria das empresas não se preocupa em enviar um e-mail de pós-venda e, por isso, as que fazem esse tipo de contato acabam sendo diferenciadas.

Para fazer isso da melhor forma possível, é importante que buscar entender como foi a experiência de seu cliente.

Procure enviar um e-mail em que o usuário poderá efetuar uma avaliação do seu produto. Além disso, questione o que ele achou a respeito do atendimento e se compraria novamente de sua empresa.

Utilize termos que mostrem uma preocupação com a opinião de seu cliente e veja como ele sairá mais satisfeito ao fim da jornada de compra.

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