Que a internet é fundamental em nossas rotinas não é novidade, não é mesmo? Todas as informações que precisamos estão disponíveis diante de um click, e a diversidade de conteúdo disponível é imensurável, seja para pesquisar sobre uma empresa, acompanhar notícias, entre outras possibilidades que ela é capaz de nos oferecer.
Para pequenas empresas em especial é essencial investir em inciativas digitais, pois é uma forma viável de expandir seu negócio e se estabelecer perante as concorrências do mercado. E um site, é a forma mais ágil de garantir não só a presença da sua empresa no ambiente online como também pode se tornar sua principal fonte de resultados efetivos e vendas. Diferentemente de estar somente nas redes sociais que são plataformas de divulgação do conteúdo.
Por isso, listaremos abaixo quais são as principais vantagens para pequenas empresas investirem em um site:
Visibilidade:
Com o site, a empresa passa a ser acessada por todo o país e começa a existir no mundo virtual. Podendo disponibilizar seus produtos e serviços e compartilhar informações como história da empresa, catálogo, localização, horário de funcionamento, contatos e até mesmo páginas personalizadas. Portanto é possível criar uma imensurável diversidade de conteúdo e expandi-lo para o mundo todo.
Credibilidade:
Existem muitas empresas que entregam um excelente produto com ótima relação custo x benefício para a população local, mas por não possuir uma presença online suas vendas por outros canais são afetadas. Sem uma boa reputação na internet, as pessoas não se sentem seguras ao compartilhar suas informações ou efetuar uma compra pela incerteza se sua empresa conseguirá atingir suas expectativas. Segundo uma pesquisa feita com pessoas que compram online, 60% delas costumam confiar nas avaliações da experiência de outros usuários para assim efetuar a compra. Com um site é possível apresentar comentários e experiências de outros consumidores com a marca, contar a história da empresa. Assim passando confiança e transparência para os novos clientes.
Barreiras de localização:
O site é um investimento com custo, o investimento em suas ferramentas não é tão elevado e sua segmentação é mais precisa. Além de ampliar as vendas, ele leva seus produtos para diversos lugares, através das lojas virtuais, online, pessoas de todo o país podem conhecer e receber seus produtos, aumentando seu alcance de atuação.
Autonomia no Layout/Formatação:
Ao adquirir um site, você adquiriu um espaço único e exclusivo para deixar a sua imaginação correr a solta, sendo possível personalizá-lo de acordo com a identidade visual da sua empresa que vão desde anúncios em pop-ups até links e botões. Nele, também é possível divulgar seus produtos ou serviços de maneira profissional e organizada, passando aos seus clientes segurança e credibilidade.
Parte dessas possibilidades também são possíveis em redes sociais como colocar sua marca no perfil, expor sua identidade etc., porém a exposição do conteúdo e relacionamento com cliente acabam não transmitindo muito profissionalismo.
Espaço para feedback de clientes:
Como citado anteriormente, o espaço para receber comentários e feedback dos clientes é uma ferramenta muito importante. Nele, não só é possível absorver os comentários e melhorar seu posicionamento, bem como gera transparência e confiança da marca para futuros clientes.
Acesso simples:
Ao pesquisar o nome da empresa nas plataformas de busca, o site da empresa pode aparecer nos principais resultados. Para tanto, existem inúmeras ferramentas para aumentar os acessos por meio de campanhas, trazendo visibilidade e impulsionando cada vez mais a empresa para crescer. Mas esse assunto vai ficar para um outro post.
Portanto, um site é o melhor investimento atual pelas inúmeras vantagens e resultados que ele traz para sua empresa. Com os recursos e estratégias adequadas para o seu segmento, é possível fazer uma pequena empresa crescer, competir no seu mercado de atuação e obter resultados surpreendentes.