Quer vender mais pelo Instagram? Você precisa conhecer Instagram Shopping, uma loja integrada à plataforma que possui a opção de realizar compras dentro da própria rede social.
Totalmente gratuita, a ferramenta permite que as marcas usem a criatividade para montar suas vitrines. É possível utilizar recursos visuais para exibir produtos de forma atrativa e explorar as demais funcionalidades para facilitar a compra. Um dos grandes destaques do Instagram Shopping é que os lojistas também podem configurar um botão de compra para facilitar a transação.
Se você já utiliza o Instagram Business para a estratégia de marketing da sua empresa e quer explorar o Instagram Shopping, esse artigo é para você.
Afinal, por que criar um Instagram Shopping? Como criar uma vitrine que encanta e converte? Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e saiba o que é e como usar o Instagram Shopping para bombar suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.
O que é Instagram Shopping?
Também chamado de InstaShop, o Instagram Shopping é um recurso feito para os usuários do perfil comercial do Instagram. A ferramenta permite aos varejistas criarem uma espécie de loja virtual dentro da rede social.
Na loja, é possível adicionar links, taguear produtos, exibir valores e adicionar um botão de compra na publicação. Também é possível usar o recurso do feed e dos stories para exibir os produtos e direcionar o usuário diretamente para o site da loja, sem que ele precise abrir várias abas ao mesmo tempo.
Em resumo: o Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar suas vendas e tornar o processo de compra mais dinâmico, já que seu próximo cliente pode estar literalmente a um clique de distância.
Como funciona o Instagram Shopping?
O Instagram Shopping funciona como uma loja virtual com múltiplas funções. É uma plataforma que permite a visualização dos produtos em diversos formatos e ângulos. Caso o usuário queira visitar a loja sem entrar diretamente no feed, basta acessar o ícone que fica na aba superior do app em formato de “bolsinha”.
A ideia do Instagram Shopping é que o visitante tenha uma experiência única ao clicar no ícone.. Seus clientes podem entrar lá e ficar à vontade para “dar uma olhadinha” nos produtos de forma diferenciada, já que é possível executar as seguintes ações:
- Ampliar as fotos dos produtos;
- Consultar valores na própria foto;
- Ver a descrição do produto;
- Visitar o site e ir direto para o carrinho de compras sem precisar clicar no link da bio.
Com isso, o principal objetivo do Instagram Shopping é proporcionar uma boa experiência de navegação para os clientes e encurtar o caminho da compra.
Pare e pense enquanto consumidor: você gosta de clicar em mil links, ter que perguntar valores dos produtos e correr o risco da tela do computador ou celular travar com várias janelas abertas?
Se você balançou a cabeça negativamente, saiba que essa pode ser a visão do seu cliente. E entre os especialistas em marketing digital há um consenso: oferecer uma boa experiência ao usuário é fundamental para que ele tome a decisão de avançar (ou desistir) de uma compra em sua jornada de navegação.
Nos próximos tópicos deste artigo, vamos mostrar na prática o leque de possibilidades que essa poderosa ferramenta oferece e que você pode usar para tornar sua vitrine virtual mais eficiente.
Continue lendo para desvendarmos juntos como funciona o Instagram Shopping!
1. Mostre os produtos do Instagram Shopping no feed
Além de configurar sua loja no Instagram, você pode postar as fotos dos seus produtos no feed do Instagram, com marcação de preço e nome do produto. Você tem total liberdade para escolher até mesmo o local das tags.
Ao clicar na marcação, o usuário já é direcionado ao carrinho de compra. Tudo muito simples e prático. Dá uma olhada no exemplo abaixo:
O legal dessa função é que, além da marcação de valores e descrição do produto, o cliente também pode clicar em “ver produtos” e explorar todas as opções cadastradas no Instagram Shopping da sua marca. Veja a foto abaixo:
Importante: para marcar os produtos no feed, você precisa integrar o Instagram comercial da sua marca à página do Facebook e carregar seu catálogo de produtos ao Gerenciador de Anúncios.
2. Venda nos stories
Você já foi impactado por um anúncio nos Stories? Com o Instagram Shopping, é possível usar essa ferramenta para mostrar o que a sua loja tem de melhor para seus clientes.
Assim como no Feed, é possível marcar pessoas, usar tags de produto e conectar as marcações a uma landing page ou site.
Para ativar as tags, basta procurar o adesivo “produtos”. Automaticamente, o Instagram abrirá o catálogo de produtos cadastrados para você escolher o que mostrar para os seguidores.
3. Seja encontrado pela aba ‘explorar’
Lembra do ícone da sacola de compras? Todos os usuários do Instagram podem explorar as lojas cadastradas na rede social a partir dessa sessão localizada perto da lupa. Ou seja, quanto mais atraente e configurada sua loja no Instagram Shopping, maiores são as chances de você ser encontrado por lá.
A grande vantagem dessa ferramenta é que as pessoas podem descobrir sua loja sem necessariamente seguir a conta comercial da marca. Isto é: qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa e chegar até seus produtos. Portanto, vale muito a pena investir nessa possibilidade.
Quais as vantagens de usar o Instagram Shopping?
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o Instagram Shopping é uma verdadeira vitrine não só de produtos, mas de opções para mostrá-los de forma criativa, rápida e impactante.
De fato, o Instagram é uma das redes sociais com maior potencial de venda da atualidade. Além de ser uma rede em crescimento constante – segundo a empresa, já são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, o Instagram é um espaço que inspira as pessoas a comprar.
De acordo com a pesquisa “Como o Instagram está aproximando pessoas e marcas como nunca antes”, publicada no blog da própria plataforma, 84% dos clientes fazem pesquisas neste canal antes de efetuar uma compra.
Você está esperando o que para vender mais pelo Instagram Shopping? Separamos algumas vantagens para te ajudar a avaliar essa estratégia para seu negócio.
Mais simplicidade na hora de vender
Entre as vantagens de usar o Instagram Shopping, a facilidade para vender de forma simples e rápida é um dos maiores destaques. A lógica de atração e conversão do usuário é simples:
- O seu futuro cliente está navegando pelo feed do Instagram;
- De repente, ele é impactado por uma foto superproduzida no feed ou nos stories;
- Para saber mais do produto, ele toca na etiqueta e tem mais informações;
- Se a descrição foi atraente, o usuário clica no CTA e finaliza a compra no site.
Muitos recursos visuais para exibir o produto
Seja na loja física ou virtual, a vitrine é um dos locais mais importantes quando o objetivo é fisgar o cliente. Uma loja bem decorada e organizada é capaz de atrair os olhares de maneira diferenciada.
Por se tratar de uma rede social essencialmente visual, a vitrine precisa estar “instagramável ou seja, o Instagram Shopping precisa ser bonito, criativo e deixar um gostinho de quero mais.
Com os recursos de tags, stories, filtros de realidade aumentada e formatos de carrosséis e vídeos para feed, é possível chamar atenção do seu público. Logo falaremos sobre dicas práticas para arrasar na organização do seu Instagram Shopping.
Oferta de uma experiência de compra melhor
O que as pessoas esperam ao comprar pela internet? Agilidade, comodidade e segurança entram na lista de características indispensáveis para uma boa experiência de compra.
O Instagram Shopping é promissor neste cenário, afinal tudo o que o cliente deseja é exibido em um único canal de forma diferenciada.
Não é à toa que a plataforma define as lojas como “uma vitrine imersiva em tela cheia que permite que as empresas construam a história da sua marca e impulsiona a descoberta de produtos — tudo em uma experiência de compra nativa”.
O Instagram Shopping é uma poderosa ferramenta para potencializar as vendas
A vitrine virtual no Instagram é uma ferramenta poderosa para potencializar suas vendas e fortalecer suas estratégias de marketing digital. Conheça as vantagens:
- A loja do Instagram Shopping é completa e fica dentro da rede social;
- A partir da configuração dos CTAs, há mais chances de aumentar o tráfego do seu site;
- Você pode usar os stories para melhorar o alcance dos produtos cadastrados no catálogo;
- O Instagram Shopping é um canal a mais para divulgar suas ações promocionais;
- É possível exibir os produtos em fotos, vídeos e fazer uma descrição detalhada incluindo as tags com valores;
- As pessoas podem enviar direct a partir das suas publicações, salvá-las como favoritas e compartilhá-las com os amigos, aumentando assim o alcance;
- O Instagram Shopping pode ser encontrado até mesmo por quem não segue o perfil comercial da sua marca.
Mais visibilidade para sua marca
Por meio da guia “explorar”, o Instagram coloca em destaque todos os conteúdos e lojas que combinam com o interesse das pessoas. É uma forma de facilitar as compras no aplicativo e trazer mais visibilidade para sua marca.
O algoritmo do Instagram exibe os produtos conforme as buscas realizadas pelos seguidores. Se uma pessoa segue muitas marcas de comida, por exemplo, provavelmente as lojas que aparecerão no feed dela estarão relacionadas ao segmento, e assim por diante.
Que tal caprichar nas suas estratégias para sua loja no Instagram ficar em destaque? Temos algumas dicas para você:
- Use hashtags estratégicas;
- Explore o recurso da geolocalização;
- Invista em temas relevantes para seus seguidores;
- Produza conteúdo visual autoral e impactante;
- Faça um bom planejamento estratégico para fortalecer sua marca.
Como criar uma loja no Instagram Shopping
Depois de conhecer os recursos do Instagram Shopping, bateu a vontade de ter uma loja para chamar de sua? Chegou o seu momento, mas antes de começar a usar essa ferramenta, é importante conhecer quais são os requisitos para usar o Instagram Shopping.
Quais são os requisitos para usar o Instagram Shopping?
- Enquadrar-se em uma loja que comercializa produtos e não serviços;
- Estar de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
- Ter um perfil comercial no Instagram vinculado à página corporativa no Facebook;
- Certificar-se que a fanpage e o site da loja estão conectados ao domínio fornecido;
- A loja precisa estar em um dos 67 países habilitados pela empresa – o Brasil é um deles;
- Demonstrar confiabilidade, ou seja, movimentar a página com frequência e mostrar que seu perfil é autêntico.