As pessoas estão cada dia mais pesquisando online para achar lugares para visitar, comer, comprar, viajar, solucionar problemas… Sua empresa não pode estar fora deste radar. Vamos te ensinar a como registrar seu estabelecimento nos serviços do Google meu Negócio e aproveitar os benefícios desta oportunidade.

O Google meu Negócio ou Google My Business é uma plataforma do Google onde empresas podem divulgar o seu negócio de forma gratuita para aparecer nos resultados orgânicos de pesquisa no Google Maps. Disponível desde 2014 o serviço veio para unificar as funcionalidades que já existiam no Google Places e nas páginas de empresas do Google +.

O que é possível disponibilizar por meio desse serviço? Você pode inserir e apresentar a localização da sua empresa no Google Maps, incluindo tour virtual do seu negócio e rotas para chegar até sua empresa, é possível também acrescentar dados de contato, endereço, e-mail, site, telefone. A função do telefone inclusive, permite que a pessoa faça uma chamada do próprio buscador.

Além disso, é possível mostrar o horário de funcionamento do seu estabelecimento e quais são os horários de maior movimentação. Você também consegue expor notas e comentários de clientes, fotos internas e compartilhar perfis nas redes sociais.

Como você pode reparar são todas informações extremamente relevantes para que um possível cliente chegue até você. Você pode ser “encontrado” de três formas diferentes:

  1. Quando pesquisa um tipo de estabelecimento
  2. Quando você especifica a localização do tipo de estabelecimento
  3. Quando coloca o nome da empresa diretamente

CADASTRANDO SUA EMPRESA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Passo 1 – Entre na página do Google Meu Negócio, faça o login e clique em “Começar agora”.

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Passo 2 – Clique na aba “Adicionar seu negócio” e no mapa localize o endereço do seu negócio e preencha informações importantes no formulário à esquerda, como, nome da empresa, telefone, site, categoria. Se atender seus clientes em diferentes lugares marque a opção sim na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Depois aperte continuar.

Passo 3 – Verifique se suas informações estão corretas e então preencha a autorização para gerenciar sua empresa. Depois disso, você será encaminhado para página que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido.

Passo 4 – Ao confirmar o local do seu negócio você será redirecionado para o seu painel de controle. Antes de editar as informações para que sejam exibidas no buscador, confirme o código enviado pelo Google. O código chega via Correios e demora, em média, 7 a 15 dias úteis. No painel aparecerá um banner com um botão “confirmar agora” clique nele e siga os passos.

Passo 5 – Com a sua localização confirmada, pronto! Agora é só adicionar informações complementares ao seu cadastro quando quiser.

BENEFÍCIOS GOOGLE MEU NEGÓCIO

  • Aumenta o alcance da sua empresa – é possível atrair mais clientes locais e de outras regiões que provavelmente não te encontrariam se você não estivesse no Google.
  • Gera interação – como a plataforma permite inserir avaliações e comentários, você pode falar com seus clientes. Sem contar que pode receber feedbacks importantes.
  • Torna sua empresa mais conhecida – Além da localização, fotos, os comentários e avaliações permitirão que as pessoas conheçam mais seu negócio, aumentando a possibilidade de novos clientes.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A PLATAFORMA

  • Mantenha as informações SEMPRE atualizadas – Mudou o horário de funcionamento? Atualizou o endereço? Sempre deixe seu cliente saber!
  • Monitore estatísticas – Por meio do seu painel de controle você pode editar informações e acompanhar os resultados do seu perfil. Informações relevantes podem ser monitoradas como: média de classificação por cliente, quantidade de comentários, seguidores, cliques. Quantas chamadas foram feitas e rotas traçadas pelo seu público.
  • Conquista boas avaliações – Um dos pontos importantes que influenciam a tomada de decisão de quem está procurando pela sua empresa é a opinião de outro cliente. Portanto, bastante atenção a isso. Incentive seus clientes a fazerem avaliações positivas por meio de bom atendimento, ofertas atraentes e preços competitivos. Tente sempre responder as dúvidas dos clientes nas redes sociais, isso também garante uma boa imagem da sua empresa.

por Laís Carvalho

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