Diferente do que pregam as “más línguas”, ainda vale a pena sim investir em um blog! O formato, que ficou popular no início dos anos 2000, era utilizado num primeiro momento pelos jovens como uma espécie de diário para relatar os acontecimentos cotidianos.

Porém, com a popularização do mesmo, empresas começaram a adaptá-lo para o seu uso comercial.

Indo na contramão da “tendência flash” das redes sociais, ele ainda segue sendo uma excelente ferramenta para quem busca uma estratégia duradoura, de fácil manutenção e que não custe nada.

E se você chegou até aqui, é porque quer saber como implementar essa estratégia, não é mesmo!? Então continue lendo esse artigo que a gente vai te contar tudo o que você precisa para tirar esse projeto do papel e porquê investir nesse formato.

Qual a importância do blog para o marketing? 

A realidade é que, independente da plataforma, criar conteúdo de valor gera conexão com o cliente. 

E hoje, em uma era onde cada vez mais as informações são produzidas a uma velocidade que nem conseguimos conceber, os conteúdos precisam obrigatoriamente se conectar com quem se quer comunicar. Afinal, a disputa por atenção é grande! E quando o assunto é blog, textos bem escritos e que resolvam as dores/problemas dos leitores é o primeiro mandamento.

Além disso, o blog é uma das ferramentas mais poderosas do marketing de conteúdo, pois consegue chegar as três etapas do funil, captar leads e garantir um forte posicionamento da marca nos meios digitais, já que utilizando as técnicas de SEO corretamente, é possível colocar os seus textos nas primeiras páginas do Google.

Entretanto, é importante ressaltar que o blog é uma estratégia de médio a longo prazo, pois geralmente ele é fortemente utilizado para educar o cliente que ainda não está pronto para a compra (topo e meio de funil).

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Por que utilizar o blog na sua estratégia de marketing? 

Se você é do tipo que ama escrever, está sem grana para investir em mídia paga e não quer precisar fazer dancinhas e trends do momento, o blog é a saída para o seu negócio. Aliás, é uma excelente ferramenta para que sua empresa possa demonstrar a autoridade que possui no seu nicho.

Além disso, construir um blog proporciona:

  • Aumento das visitas orgânicas, já que como citamos anteriormente, a sua página pode aparecer nas primeiras páginas do Google.
  • Levar o seu lead para onde você quiser, uma vez que é possível inserir as mais diversas CTA’s.
  • Criar conteúdos atemporais, que não serão perdidos no mar de postagens das redes sociais.
  • Nutrir os leads gerados.

E como incorporar o blog na sua estratégia de marketing? 

Agora que você entendeu porque você deveria investir em um blog para a sua estratégia, separamos 5 pontos que é preciso atenção na hora de apostar nesse formato:

  1. Os textos precisam ser bem escritos e ter informações verídicas;
  2. Segmentar os temas é fundamental para atingir nichos específicos e alavancar o crescimento da sua autoridade;
  3. Os artigos precisam sempre solucionar as dúvidas/dores/problemas do público alvo;
  4. Na hora de construir os conteúdos, lembre-se de contemplar todas as etapas do funil;
  5. Blogs não possuem data de validade, por isso é preciso pensar em conteúdos atemporais.
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