Diferente do que pregam as “más línguas”, ainda vale a pena sim investir em um blog! O formato, que ficou popular no início dos anos 2000, era utilizado num primeiro momento pelos jovens como uma espécie de diário para relatar os acontecimentos cotidianos.
Porém, com a popularização do mesmo, empresas começaram a adaptá-lo para o seu uso comercial.
Indo na contramão da “tendência flash” das redes sociais, ele ainda segue sendo uma excelente ferramenta para quem busca uma estratégia duradoura, de fácil manutenção e que não custe nada.
E se você chegou até aqui, é porque quer saber como implementar essa estratégia, não é mesmo!? Então continue lendo esse artigo que a gente vai te contar tudo o que você precisa para tirar esse projeto do papel e porquê investir nesse formato.
Qual a importância do blog para o marketing?
A realidade é que, independente da plataforma, criar conteúdo de valor gera conexão com o cliente.
E hoje, em uma era onde cada vez mais as informações são produzidas a uma velocidade que nem conseguimos conceber, os conteúdos precisam obrigatoriamente se conectar com quem se quer comunicar. Afinal, a disputa por atenção é grande! E quando o assunto é blog, textos bem escritos e que resolvam as dores/problemas dos leitores é o primeiro mandamento.
Além disso, o blog é uma das ferramentas mais poderosas do marketing de conteúdo, pois consegue chegar as três etapas do funil, captar leads e garantir um forte posicionamento da marca nos meios digitais, já que utilizando as técnicas de SEO corretamente, é possível colocar os seus textos nas primeiras páginas do Google.
Entretanto, é importante ressaltar que o blog é uma estratégia de médio a longo prazo, pois geralmente ele é fortemente utilizado para educar o cliente que ainda não está pronto para a compra (topo e meio de funil).
Por que utilizar o blog na sua estratégia de marketing?
Se você é do tipo que ama escrever, está sem grana para investir em mídia paga e não quer precisar fazer dancinhas e trends do momento, o blog é a saída para o seu negócio. Aliás, é uma excelente ferramenta para que sua empresa possa demonstrar a autoridade que possui no seu nicho.
Além disso, construir um blog proporciona:
- Aumento das visitas orgânicas, já que como citamos anteriormente, a sua página pode aparecer nas primeiras páginas do Google.
- Levar o seu lead para onde você quiser, uma vez que é possível inserir as mais diversas CTA’s.
- Criar conteúdos atemporais, que não serão perdidos no mar de postagens das redes sociais.
- Nutrir os leads gerados.
E como incorporar o blog na sua estratégia de marketing?
Agora que você entendeu porque você deveria investir em um blog para a sua estratégia, separamos 5 pontos que é preciso atenção na hora de apostar nesse formato:
- Os textos precisam ser bem escritos e ter informações verídicas;
- Segmentar os temas é fundamental para atingir nichos específicos e alavancar o crescimento da sua autoridade;
- Os artigos precisam sempre solucionar as dúvidas/dores/problemas do público alvo;
- Na hora de construir os conteúdos, lembre-se de contemplar todas as etapas do funil;
- Blogs não possuem data de validade, por isso é preciso pensar em conteúdos atemporais.